segunda-feira, 27 de julho de 2015

"QUEM AMA CUIDA" - CRONOGRAMA CAPILAR, O QUE É E COMO FUNCIONA...

O CRONOGRAMA CAPILAR É UMA "AGENDA" DE TRATAMENTOS CONTÍNUOS PARA AS PESSOAS QUE DESEJAM FIOS SAUDÁVEIS.



Ele é indicado principalmente para fios descoloridos, coloridos ou que sofreram processo de química. Com ele hidratamos, nutrimos e reconstruimos os fios com doses semanais de produtos e máscaras diferentes.

É importante saber que por mais que o cronograma tenha 3 etapas, cada cabelo vai precisar focar em uma delas. E isso vai depender do seu tipo de cabelo.
Para as loiras, eu ainda indico mais 1 etapa neste cronograma, que é a MATIZAÇÃO.



Para te ajudar a entender melhor como determinar isso, vou explicar qual a  função de cada etapa.

1 – Hidratação: A hidratação tem basicamente a função de repor a água, a umidade dos fios.  Se o seu cabelo está sem brilho e ressecado, ele precisa de hidratação.

2 – Nutrição: A nutrição tem a função de alimentar os cabelos. Devolver os lipídios para os fios.  Ela é a grande responsável por dar oleosidade para os cabelos. Se o seu cabelo está com muito frizz e sem balanço, ele precisa de nutrição.

3 – Reconstrução: A reconstrução é a etapa responsável por  repor as proteínas dos fios. Se o seu cabelo está poroso, quebradiço, fino… ele precisa de reconstrução.

4- Matização: Ela trata a cor, neutralizando o amarelado dos cabelos loiros.


Mas como identificar e diferenciar cada máscara?

Máscaras de hidratação – Possuem componentes como silicones, alcool modificado, são a base de frutas, vegetais, pantenol, glicerina…

Máscaras de Nutrição – São fáceis de identificar pois geralmente contém a palavra “óleo” no nome. Máscaras com óleos e manteigas na fórmula são de efeito nutritivo.

Máscaras de Reconstrução - A base de creatina, queratina, arginina, colágeno…

Máscaras matizadoras: São pigmentadas, geralmente com a cor roxa ou azul (para os cabelos loiros).

Como vocês sabem, eu sou cabelereira, então eu indico somente produtos profissionais e de preferência os que eu uso, pois são os que eu confio. Em breve falarei aqui pra vocês novidades de produtos pois estou com uma linha que estou amaaaaando mas ainda não testei todos os produtos dela...
Além disso, as linhas profissionais tem um poder de tratamento muuuuito maior que linhas cormerciais (que vc encontra em farmácias e perfumarias...). Você pode verificar isso no exemplo abaixo de um cronograma com linhas profissionais e outro com linhas comerciais.

LEGENDA: H= HIDRATAÇÃO / U= UMECTAÇÃO / N= NUTRIÇÃO / R= RECONSTRUÇÃO


Para as loiras, acrescentar no cronograma a aplicação do matizador 1x na semana.


Você pode verificar alguns produtos que já utilizo AQUI.

Duas coisas importantes é que você deve tomar cuidado com máscaras que contenham queratina na fórmula (as reconstrutoras). Por que como a gente sabe, queratina em excesso faz mal e pode causar quebra. Além disso, você nunca deve fazer uma reconstrução, sem antes fazer uma hidratação na etapa anterior.

Espero que vocês tenham entendido um pouco de como funciona e que consigam colocar em prática também!

Se vocês tiverem alguma dúvida deixem nos comentários, ok?

Um beijo e até o próximo...

Marcelli Melo.

Um comentário: